O que é Assertividade?

Rate this post

Olá! Neste post irei abordar o tema Assertividade. Se você ainda não ouviu, ou não sabe o que é a assertividade, então você está prestes a descobrir um conceito de extrema importância. Eu particularmente considero a assertividade como uma das principais habilidades sociais.

Muitas pessoas associam o termo “assertividade”, com a relação de acertos e erros e pensam que uma pessoa assertiva é aquela que sempre acerta nas suas escolhas, mas na realidade não existe ninguém que acerta 100% nas suas escolhas e ser uma pessoa assertiva não significa que você acertará em todas as decisões…

Vamos lá conhecer o que realmente é a assertividade….

O que é a assertividade?

A assertividade é uma habilidade social é a expressão de suas necessidades, preferências, emoções e pensamentos de forma que você defenda seu direito e ponto de vista sem violar os direitos dos outros e respeitando também o ponto de vista destes.

Por que devo ser assertivo?

A assertividade é o equilíbrio. É o ponto ideal para uma relação entre partes, pois sendo uma pessoa assertiva você assegurará a sua expressão, respeitando a forma de expressar do outro.Quando levamos em consideração a opinião do outro tendemos a aprender mais, pois através da empatia podemos ver com outros olhos e enriquecer nosso repertório comportamental e nossas interpretações.

Para uma melhor compreensão imaginemos a assertividade um ponto de equilíbrio entre dois extremos. Sendo um extremo a passividade e o outro a agressividade.

 

No extremo da passividade encontramos pessoas omissas que não expressam seus desejos e que na maioria das vezes são submissas a outras pessoas. Essas têm dificuldades em dizer “não”, dificuldades para pedir favores e seus comportamentos são influenciados pelo medo de punições, medo da rejeição e expectativas da aprovação dos outros.

No extremo da agressividade encontramos pessoas que expressam suas opiniões e emoções de maneira hostil, impondo as mesmas e preocupando somente com suas necessidades e preferências. Essas pessoas defendem seus direitos, porém ignora os direitos alheios.

A assertividade não é uma característica inata, é algo que pode ser aprendido e aperfeiçoado a cada dia. O que irá proporcionar um comportamento assertivo ou não são as aprendizagens adquirida ao longo da vida e é claro a disposição em aprender constantemente.

Uma coisa interessante que merece sua atenção é que a assertividade não garantirá a não ocorrência de conflitos nas suas relações, mas proporcionará a você uma análise dos seus comportamentos e as possíveis consequências dos mesmos.

Recomendo esse vídeo:

 

Iaê o que você achou do post? Descobriu quais tipos de comportamentos você tem?

abrass

e até a próxima postagem. 🙂

Walle Almiro

Graduado em Psicologia , Especialista Cognitivo Comportamental e Apaixonado por Desenvolvimento Pessoal, Marketing Digital e Empreendedorismo.

Website: https://wallealmiro.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *